segunda-feira, 2 de março de 2009

Já se Foram 13 Anos


(foto extraída do link: http://letras.terra.com.br/mamonas-assassinas/fotos/foto_1925.html)

Talvez já tenha torrado o “saquitio” falar da morte do grupo Mamonas Assassinas todo dia dois de março de todo ano. Só vou falar porque é o primeiro ano que estou com um blog. E quero passar para os mais jovens (não que estou velho), mas é que mesmo criança em 96 vivi o drama daquele domingo do terceiro dia do mês 3 daquele ano.
Meu pai disse: “ a mulher do mercado falou que o avião dos Mamomas caiu e todo mundo morreu”.

Eu não acreditei, óbvio que não. Embora muito assustado e já em dúvida.

Na época tínhamos um fusquinha branco 78, e estávamos saindo de Alterosa M.G, para a casa da minha vó aqui em Carmo do Rio Claro. Eita viagem angustiante.

Eu pensava não querendo que aquilo fosse verdade: “será que é verdade”?, “Não, não isso é mentira”, “eles fazem muito sucesso para isso acontecer”.

Santa inocência. Quem falou que sucesso não deixa as pessoas morrerem? Coisa de criança inocente e fanática. E eu era, e muito!

Chegamos depois de umas duas horas de viagem na casa da minha vó. Isso porque de Alterosa até Carmo não são mais de 40 km. Mas também com um fusquinha 78 dirigido pelo meu pai tendo ao lado minha mãe, até que foi rápido.

Desço da nossa “ferrari” branca e já entro na casa falando: “falaram que os Mamonas morreram em um acidente de avião”. Todos riram. “Mentira, eu não ouvi falar nada”, “o povo fala mesmo”, “vamos ligar a televisão pra ver se fala algumas coisa”.

Estava passando um jogo de vôlei de areia. Adriana e Mônica (lendária dupla desse esporte) se eu não me engano era as duas mesmo. E contra uma dupla americana.

Porra, fudeu...

Cléber Machado aproveita o intervalo do jogo e fala: “vamos agora saber mais informações sobre o acidente que matou todos os integrantes do grupo Mamonas Assassinas”. Foi mais ou menos isso. Baixo astral na cara de todos ali presentes. Era verdade. Os Mamonas tinham acabado.

Domingo tedioso, estranho, feio e sei lá mais o que de ruim. O almoço não teve gosto, não matou a fome. O sorvete tava aguado e não refrescava. E remédio nenhum curou minha dor de cabeça que foi até madrugada de segunda.

Insônia daquelas assombrosas. A imagem do Dinho (vocalista) e suas palhaçadas não saiam da minha cachola.

Foi marcante tal fato. Nem a morte do Senna, a derrota para a França em 98 foram tão sentidas por mim.

E lá se foram 13 anos. Eu aposto que o grupo não estaria mais na mídia. Talvez fizesse sucesso meio que a lá Los Hermanos (só com os fiéis), mas não garanto isso. A verdade é que o desaparecimento de um fenômeno tão repentino choca violentamente quem vive aquele momento de auge de algum artista.

Denner (jogador de futebolem 94), Cássia Éller em 20001, João Paulo em 97 (não curtia, mas era muito sucesso no meio sertanejo), Leandro 98 (a única dupla sertaneja que realmente gostei), também senti um pouco, pois marcou minha infância. Mas nada comparado ao que senti com o acidente que deu fim aos Mamonas Assassinas.

Musicalmente o estilo do quinteto de Guarulhos não tem nada a ver com o que aprendi a ouvir nesses anos. Mas se não tivessem existido eu não teria para contar aos meus filhos e netos nada de especial e difrente que foi tal fenômeno. Só quem viveu essa época é capaz de entender o que digo.

Aí o link onde a banda se apresenta do Domingão do Faustão
http://www.youtube.com/watch?v=h64zkgbEkQA

Lembrando que o acidente ocorreu na noite do dia 2 de março, Por volta de 23:30h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário