domingo, 25 de abril de 2010

Âmago

O texto abaixo foi escrito no fim do ano passado. Faz parte de um projeto de contracultura que idealizei junto com um colega de classe. Mas para variar, como qualquer projeto meu, está na gaveta.


Porque eu não existo na estética, e ideologicamente eu não sei quem sou.


Vivo no mundo que já foi louco e, que hoje é apenas uma existência de inúteis cabeças que matam por dinheiro e que zombam de idéias e deveres do bem.


O mundo não anda louco como dizem. O mundo está corrido e, velocidade não é loucura. Velocidade é a passagem pela vida sem a essência do nascer e pôr do sol. Sem ver a natureza que nos abraça e nos dar o ar para respirar. Sem notar o riso vibrante de uma criança cruzando nossos dias.


O mundo não anda essa loucura que estão falando. Loucura é não se vestir para os outros e sim pra si mesmo. Loucura não é ser feliz para alguém, e sim, pra você. Loucura é não ter uma beleza para o outro, e sim para você. Loucura não é dizer para todos que você é louco. Loucura é você não se preocupar em ser louco.


Não se preocupe com a roupa e o celular caro. Preocupe em não passar fome. Não se preocupe com um carro. Preocupe em cuidar bem de seus pais.


Não se preocupe com o modismo, pois o que hoje é moda, amanhã não passará de um passado. Mas preocupe em fazer do presente algo essencial em que não destrua sentimentos, para que o futuro te espere com leveza.


O futuro, o futuro, o futuro que é o presente de amanhã. Então faça sempre a essência do espírito, pois o passado se vai, o futuro pode não chegar, mas se chega, o presente vai estar sempre com você.


Mas também não precisa se preocupar com o que eu falo. Pode ouvir melhor os porcos capitalistas, que se lixam para você e te fazem de trouxa, deixando você distante de sua família e eles sempre com mais poder e você abraçado com a ilusão.

Um comentário:

  1. Um famoso filósofo, certa vez disse: "Os que dançavam foram chamados de loucos por aqueles que nao podiam ouvir a música". Com base nesta leitura de um texto riquíssimo em êxtase filosófico, torna-se impossível nao refletir e nao deixar-se entregar as doces viagens que a poesia e a filosofia nos trazem.
    A loucura já foi muito explorada por pensadores, mas acredito que nenhum deles se preocupou em dizer o q o autor do texto mencionou:"Loucura é você não se preocupar em ser louco". A frase pode ser singela aparentemente, no entanto quando se preocupa em ser louco, é porque nao é algo natural, e sim algo que foi aprendido e de certa forma ditado para que agíssemos assim. A loucura nao é aprendida e nem pode ser transmitida, o máximo que ela nos oferece é a sensação de vivê-la.

    ResponderExcluir