terça-feira, 23 de outubro de 2012

Garanta sua segurança: use melhor as redes sociais

Mais uma corrente poluidora amargando os ares do facebook. Desta vez é sobre dicas de segurança do próprio.

Caso não tenha facebook e se possui e não viu, segue abaixo o profundo manifesto que logo depois farei minhas considerações sobre. Clique na imagem para melhor visualização.



É muito trabalho para maior bobeira ainda.

A falta de segurança não é do facebook. Nunca foi. Aliás, qualquer mente de raciocínio mais ou menos, estando conectando na internet, não sabendo usá-la, o perigo é óbvio. Esse pensamento é uma espécie de lei básica para leigos e gênios do mundo virtual.

Mais fácil ainda de entender, é que se não ficar se exibindo com coisas que pouco interessam a maioria de seus contatos, o risco fica isento. Porém, se de minuto em minuto ou hora em hora ficarmos postando onde estamos, aonde vamos, com quem estamos, o que estamos fazendo, aí é como abrirmos a porta de nossas casas e deixar e mostrarmos onde está o cartão de crédito e sua senha.

A maior segurança nas redes sociais é feita por cada usuário. Responsável pelo seu conteúdo.

Se minha informação vai para um amigo de um amigo meu, que nem é amigo meu; particularmente acharei bom, pois, posto o que tenho interesse em ser divulgado. Mesmo se for uma futilidade como: mostrar uma foto minha de ressaca, deitado no sofá de casa. Tenho a consciência que estou expondo o quase íntimo da minha vida particular. Entendo que casa é a maior defesa que temos. E pouco aproveitada pela sociedade virtuosa.

Tanto que o que se vê uma enxurrada circulando de fotos ou posts nos murais de pessoas dizendo que estão em suas resistências fazendo isso, comendo aquilo, bebendo com não sei quem, na rua tal, bairro R, perto da casa F, que fica ao lado do fulano N.

Diante disso, qual a culpa do facebook pela falta de segurança?

– Ah, o face (detesto tal expressão) agora mostra nossas postagens para o amigo do amigo meu que não é amigo meu, responde indignado o usuário que ama postar fotos do prato de janta.

A culpa então é do Mark Zuckerberg. Ele incentiva a publicação da intimidade. Deve pagar por isso. Deve obrigar a excitante façanha.

Penso eu, que jamais os mais de mil amigos, não são todos amigos. Aqueles que você troca confidências e pode depositar total confiança. Sendo assim, não há necessidade de publicar assuntos particulares no mural. Basta mandar mensagens inbox, mandar e-mail, falar no MSN, um SMS também rola e quem sabe uma ligação.

Ou seja, opção para mostrar sua felicidade ou tristeza para os amigos, de verdade, são inúmeras. Não há mínima necessidade de postar nossas vidas de pop star (fui irônico) intimamente no face. Ui.

Resumindo: é só saber usar a geringonça que mensagens como a mostrada e que circulam facebook afora, param de encher o saco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário