terça-feira, 1 de novembro de 2011

Em cima do muro sobre Lula (entenda o porquê)

Logo que a notícia sobre o câncer de Lula se espalhou, o bochicho no twitter e no facebook virou uma campanha eleitoral.

E como uma boa campanha eleitoral, ali estava posição e oposição confrontando e jorrando opiniões para tudo que é lado.

Alguns fazendo piadas, outros expunham mensagens de otimismo e fé, outros simplesmente pasmos com a informação, escreviam frases que mostravam se surpresos com a notícia.

Quero chegar ao ponto em que começou a circular uma imagem pelo facebook em que pedia para o ex-presidente fazer o tratamento no SUS.

Confesso que achei graça na imagem, mesmo já tendo casos na família com a doença, mesmo convivendo próximo de um caso em tempos atuais, mesmo sendo um cagão e morrendo de medo da tal.

Porém, logo veio outra dizendo que o fulano de tal, dono do perfil, não achava graça por algo tão sério, seja já lá em quem fosse.

Mas assim que vi a imagem em que se solidarizava com a situação de Lula, logo resolvi parar pensar no ser humano e não no político.

O que observo sobre isso, é que quem usou a imagem no facebook pedindo para que Luis Inácio tratasse pelo SUS, defendia ali o popularismo que este criou. De ser o presidente do povo, que melhorou a educação e claro a saúde.

Não era um protesto (se é que se pode chamar assim) exatamente contra Lula. Mas sim contra uma classe inteira, acrescentada por vereadores, prefeitos, deputados, senadores e governadores.

Não generalizando, mas se tratando de 98% dessa racinha, que escarra injustiça contra o ser humano. Gentinha que pouco se arrebenta para a precariedade da saúde pública, da educação e outras questões sociais. Mas que na hora do discurso, se torna o melhor ser humano do mundo e coloca principalmente nossa educação e saúde em nível supeior.

Ah... como eu queria ver a filha do Aécio Neves estudando em escola pública, a mesma escola que ele por 8 anos disse ser tão BOA.

Ah... como eu queria ver um desses deputados (não generalizando) sem vergonha alguma, um desses trouxas que ri de forma desenfreada de nós coitadinhos, levantando bem de manhã, para pegar uma fila para retirar uma ficha e fazer uma consulta, quase sempre, muito péssima.

Talvez seja esse o sentimento de quem aderiu esta imagem e riu da piada no facebook.

Por outro lado, apesar de toda indignação que a política nos gera, creio que está na hora do brasileiro saber separar as coisas. Entendo que uma brincadeira dessas, não vá aflingir o Lula. Pois ele será certamente acompanhado por bons profissionais da área da psicologia. Sem falar que uma brincadeira dessas, mesmo em uma momento como o tal, para quem ficou 8 anos no poder de um país como o Brasil, não é absolutamente nada.

Mas essa brincadeira poderia e pode, é afetar gente com o mesmo problema e sem a mesma condição psicológica de Lula. Mesmo sendo uma forma de protesto, entendo que quem está passando por isso, independente de qualquer coisa, seja lá com quem for à brincadeira, quer sentir o ser humano.

Certamente quem passa pelo que o antecessor de Dilma está passando, mesmo sendo oposição, sente a mesma dor. Basta conviver com o caso para entender tanta compaixão com as pessoas. Seja lá qual a cor, tamanho, opção sexual, situação financeira e posição política.

Sinceramente não sei se a brincadeira do SUS com o Lula é ou não engraçada ou desrespeitosa. Só sei como eu já expliquei que a entendo. Até mesmo por entender que é algo que boa parte do brasileiro ainda não aprendeu a lidar. Que é diferenciar profissional e ser humano. Essa indignação caberia nas urnas.

Mas aí vem a culpa dos mandatários, que nos iludem com uma falsa educação. Porque educação vai muito mais além do ABCD, dos livros lidos, da freqüência em escola. A educação deveria aqui no Brasil exercer um papel mais prático no sentido de convivência entre as pessoas. De ensinar a lidar com opiniões contrárias, a entender de forma civilizada um não e de diferenciar situações como a de Lula.

Aí, não tem jeito. Nem precisa falar de quem é a culpa, precisa?

Quanto a quem defendeu o ex-presidente, também não sou contra. Inclusive entra dentro em um dos quesitos do que é uma verdadeira formação educacional. Isso dentro da minha visão.

Porém, não é de se condenar quem fez tal brincadeira com Lula.  Os motivos eu já citei.

“É isso”.

2 comentários:

  1. Show de bola grande Vanildo. Como você, até entendo a "onda" dos que foram na brincadeira do SUS sem ao menos parar pra pensar na bobagem que estavam compartilhando.

    Faço parte dos que colocaram a imagem do: "Esta Pessoa não vê graça nenhuma e nem ironia no Câncer".

    Muitas das pessoas que compartilharam esta imagem mandando ele se tratar no SUS, certamente já dependeu (ou dependerá) de alguma coisa na área social criada por ele, como o SISU, PROUni, Bolsa Família, ou ainda saiu da classe mais miserável e caminha para a classe média. Muitos desses certamente só se sentaram à frente de um computador para postar essa foto, graças aos projetos de inclusão digital criados pelo Lula.

    Mas é isso aí. Viva o Brasil, o país da hipocrisia.

    E parabéns mais uma vez pelo texto Vanildo.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto Vanildo. Gostei de ver, claro, equilibrado e muito lúcido. Continue assim.

    ResponderExcluir