sábado, 15 de outubro de 2011

Dia do professor

Dia 15 de outubro: dia do professor.

Isso é simbolismo sem vergonha.

Dia do professor é todo dia.

Sim! É um clichê essa bendita frase. Mas a sua realidade surra qualquer repetição banal.

Enquanto se discute o cabelo e a vida do pentelho arrogante pirralho do Neymar, muitos mestres não existem para a nação e tão pouco ganham um suspiro desse sujeito que não contribui em nada para a humanidade, como alguns já até contribuíram ou ao menos não banalizavam tanto, quanto esse mau cheiro  que a mídia transformou em perfume francês.

Enquanto Luan Santana com sua “poética” música (fui irônico) provoca frisson, o artista da educação causa tédio.

Mas não cuspiremos na hipocrisia, pois há gente má na classe dizendo que é mestre.

Mas tais não servem nem para receber a humildade no miolo da consciência.

Preço que se paga por uma demanda ilusória de país que investe em educação e alucina a quantidade e deprime a qualidade.

Mas essa turminha pode ter registro e status de professor. Mas o professor de verdade é aquele que tendo ou não seu diploma para dar aula, nos golpeia sabiamente com algum ensinamento.

Seja didático ou “vidático”.

Aquele que um dia puxou a sua orelha para mostrar que você poderia ser educado. E não aquele que te deu 10 e hoje te faz sentir nota 0.

O professor de verdade é aquele que implicava com seu time e quando você entrava na sala de aula te dava um abraço e sorria feliz pela vitória dele, mesmo não torcendo por sua equipe.

O professor de verdade, não é aquele que tem talvez um dos melhores cargos do seu curso na faculdade, ou o melhor. Mas sim aquele que com um olhar te oferece ajuda e diz que torce por ti para o resto da vida. Sem o sarcasmo infantil de quem derrubou o saber e o ensinar para enroscar falsos ensinamentos.

Talvez tão injusto quanto o mísero salário do professor (de verdade) seja decadentes seres adentrarem em uma sala de aula para "dar aula" e dizer para todo mundo que é professor.

Imagem extraída do link: http://artebrasilis.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário