Seguindo a tradição do interior mineiro, a cidade terá uma programação intensamente religiosa, conforme a crença da igreja católica. Desde o domingo de ramos, as paróquias carmelitanas são muito visitadas e os fiéis passam por uma maratona de fé.
O início da semana Santa carmelitana aconteceu no domingo, 1º de abril, com a habitual missa de Ramos, seguida pela procissão dos casais no dia seguinte.
Missa de lava pés, aleluia, ressurreição e as procissões do encontro e enterro, também fazem parte do calendário da semana Santa no município.
Fé na Serra
A fé sobe 1.287 metros no município. Na sexta-feira da Paixão, fiéis de várias cidades da região vão até Carmo do Rio Claro para subir a Serra da Tormenta e visitar a Capelinha de Nossa Senhora Aparecida, “no alto da montanha”.
O movimento de fiéis na Serra começa quinta à noite. Com um abençoado nascer do sol, a Via Sacra segue rumo às alturas, e para acompanhá-la é preciso ter fôlego de atleta.
Arquivo Vidraça (2009) |
Dividindo a Serra da Tormenta com os fiéis, o Super Race, campeonato brasileiro de vôo livre, modalidade asa delta, colore o céu de Carmo do Rio Claro no feriado. São 60 pilotos celebrando a competição e fazendo uma romaria pelos ares da cidade.
Esta é a primeira etapa da competição e vai até o sábado de aleluia. Entre os que disputam o torneio estão o australiano, John Duran Jr., campeão mundial e a equipe do Corinthians, vice campeã brasileira em 2011.
Certamente a semana Santa carmelitana será de louvores aos céus.
Foto: Equipe Super Race |
Muito bom, Vanildo....Denise Bueno
ResponderExcluir